HISTÓRIA DO NATURISMO NO MUNDO E NO BRASIL

No mundo

O naturismo moderno surgiu na França e na Alemanha no início do século 20.

Na França (especificamente na Ilha do Levante) foi criada uma "Clínica Helioterapêutica" pelos irmãos Duvalier.

A Alemanha, porém, é que é considerada como a iniciadora do naturismo, quando um professor de educação física propôs aos seus alunos praticarem os exercícios ao ar livre e sem roupas. Como resultado, estes demonstraram aparências mais saudáveis e consequentemente, suas famílias aderiram à prática; e em 1903 criaram o Nudismo.

Em 1906, além de ser criado o primeiro campo oficial para a prática, foi publicado o primeiro livro - "Die Nacktheit" (A Nudez) sobre esta filosofia de vida, cujo autor era o professor Ungewitter.

Em 1950 a denominação Nudismo,passou a ser Naturismo e sua difusão do no mundo aconteceu após a Segunda Guerra Mundial.

Em 1952 ocorreu um Congresso Mundial realizado na Suíça, onde se reuniram cerca de 300 naturistas de 14 nacionalidades e foi projetada a criação da Federação Internacional de Naturismo, que viria a nascer no ano seguinte na França.

Em 1974, a Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) criou a definição de Naturismo adotada por todas as entidades naturistas do mundo: “Um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente”.