PRAIA DE TAMBABA - MOVIMENTO NATURISTA E A CRIAÇÃO DA ÁREA NATURISTA

A Praia de Tambaba, localizada no município de Conde/PB, aproximadamente a 35km de João Pessoa, capital da Paraíba, é a primeira praia da região nordeste do país, desde 1991, a oficial a prática do naturismo, está inserida na APA Tambaba desde o ano de 2002 e mais recente integra a Área de Especial Interesse Turístico Naturista, criada em julho de 2018 .

O nome Tambaba vem do Tupi-Guarani e tem dois significados: Conteúdo das Conchas e Monte de Vênus. Tambaba é um verdadeiro paraíso, com suas águas cristalinas, suas areias polvilhadas de conchas marinhas, suas falésias multicoloridas e arrecifes que emergem das águas instigam cada olhar a descobrir novas imagens, novas percepções, bem como imaginar como era o lugar há séculos. A vegetação é diversificada, incluindo resquícios de mata atlântica, mata de tabuleiro, vegetação praieira e coqueirais.

O naturismo em Tambaba ocorreu de forma espontânea, existindo relatos desde a década de 80, onde pescadores, aventureiros e surfistas, aproveitando a geografia da área e o difícil acesso, eram vistos tomando banhos nus na localidade. Com o aumento dos adeptos da nudez social e o surgimento da AAPT – Associação dos Amigos da Praia de Tambaba, entidade que congregaria os frequentadores da área na época, cresciam também as reclamações e protestos de pessoas da comunidade, parte da igreja e de políticos contra a prática da nudez coletiva na localidade. No dia 25 de janeiro de 1991, o então Prefeito de Conde, editou o Decreto nº 276/1991, oficializando o espaço compreendido entre a Pedra dos Despachos e a prainha, divisa com a Praia da Barra do Rio Garaú, como sendo área destinada á prática do naturismo e a preservação ambiental.

A criação da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba) se deu em 08 de setembro 1996 com a dissolução da AAPT e desde então vem participado da cogestão da área.